quinta-feira, 20 de abril de 2023

ANTÓNIO TORRADO - o mestre da boa disposição e do humor

 Com certeza já te divertiste a ler os textos do escritor António Torrado!

A sua boa disposição e sentido de humor fazem dele um escritor muito apreciado, quer por miúdos quer por graúdos!

Para comprovares, lê alguns dos seus trabalhos poéticos.





O Lindo Monstro

Não sou assim tão feio, disse o monstro,
A ver-se ao espelho.
Dos olhos, o do meio, ora azul, ora vermelho
e pestanudo, dá-me um ar singular,
Tal como a tromba a badalar
e o pontiagudo dente
que não sei disfarçar


de tão evidente, saliente
ao sorrir e ao falar
e que, por ser maior, coisa pouca,
me alarga de mais o canto da boca.
Mas há pior, mais feios,
feios, de uma fealdade louca
cheios de verrugas
que nem tartarugas.
Monstros a valer.

Feios, feios, feios
Que mais não podem ser.
Feio, eu? Cabeçudo? Façadunho? Orelhudo?
Ora. Paleio.
O que eu tenho é um mau parecer.

(in "Poesia para todo o ano", 2013, Porto Editora)


DEVAGAR OU A CORRER

Vai o avô a subir
Devagar, num bom andar,
E vem o neto a descer:
- Avô, eu tenho de ir
Ao quintal da Dona Ester
Pôr esta roupa a secar.
E o avô no patamar:
- Não vale a pena correr.

Vai o avô a subir
Devagar, é bem de ver.
Passa o neto, a assobiar,
A correr a bom correr,
E o avô que o vê passar
Diz-lhe, a rir,
Só por dizer:
- Ainda te vais cansar...

Vai o avô a subir
Devagar, num bom andar,
E torna o neto a descer:
- Avô, eu tenho de ir
Apanhar o Malmequer
Que fugiu sem avisar.
E o avô no patamar:
- Não vale a pena correr.

Vai o avô a subir
Devagar, é bem de ver.
Passa o neto, a assobiar,
A correr a bom correr,
E o avô que o vê passar
Diz-lhe, a rir,
Só por dizer:
- Ainda te vais cansar...

Vai o avô a subir
Devagar, num bom andar,
E volta o neto a descer:
- Avô, eu tenho de ir
À loja do Xavier
Comprar fruta para o jantar.
E o avô no patamar:
- Não vale a pena correr.

Vai o avô a subir
Devagar, é bem de ver.
Passa o neto, a assobiar,
A correr a bom correr,
E o avô que o vê passar
Diz-lhe, a rir,
Só por dizer:
- Ainda te vais cansar...

Vai o avô a chegar
Devagar, num bom andar,
E vem o neto a correr.
Sobem os dois par a par
Cansados, é bem de ver.
O neto vai a entrar
Mas deixa-se ultrapassar
E dá o primeiro lugar
Ao avô, num cumprimento,
Num gesto de registar.
Pondo o pé no patamar
Do andar do apartamento
Diz-lhe o avô a brincar:
- Chegámos ao mesmo tempo...

Sem comentários:

Enviar um comentário