Vamos começar a leitura de mais uma obra recomendada para os alunos do 5º ano.
Para melhor conhecerem a autora e a obra, iremos realizar as seguintes atividades.
* * * *
Antes de leres a obra vais conhecer um pouco mais sobre a sua autora, o país onde se passa a ação e as personagens.
Vamos realizar trabalhos de grupo e trabalhos individuais, que iremos publicar num Padlet que partilharemos quando estiver concluído.
Grupo 1 | Biografia de Virgínia Woolf
Artem, Filipe, Beatriz, Matilde Rei, Clara
O grupo preencherá uma ficha biográfica da autora, com base na informação disponibilizada.
Grupo 2 | "Bilhete de Identidade" do livro
Ayat, Jaciara, José, Matilde Silva, Tiago
O grupo irá analisar o livro: capa, contracapa e todos os pormenores relacionados com o livro e registar num documento.
Grupo 3 | Localização da ação no espaço
Cármen, Inês, Gonçalo, Mª Leonor, Rodrigo
Os elementos do grupo terão de localizar, num mapa do Reino Unido, as localidades por onde a personagem principal irá passar.
a) Terão de consultar a bibliografia sugerida e elaborar um texto sobre cada cidade, que ilustrarão com fotos.
- Spilsby
- Rodmell
- Lewes
b) Deverão assinalar no google maps o percurso entre as três localidades
Grupo 4 | Sistema monetário no Reino Unido
Miguel, Martim, Isabela, Marta, Leonor
Os alunos recolhem informações sobre a moeda em circulação no Reino Unido, atualmente e antes de 1971.
Antes de 1971
Depois de 1971
Grupo 5 | O Papagaio Cinzento (texto expositivo/informativo)
Santiago, Sara, Dinis, Vicente, Guilherme
Escrevem um texto informativo sobre esta ave. Uma das personagens da obra.
Deverão pesquisar a informação na bibliografia sugerida e completar a ficha com a informação.
Todas as indicações e sites/bibliografia estão disponíveis no padlet, onde os grupos irão trabalhar.
Encontram a ligação para o padlet na equipa do Teams.
TRABALHOS INDIVIDUAIS OBRIGATÓRIOS
a) redação de uma carta
b) redação de um texto de opinião
* DEPOIS DA LEITURA DA OBRA *
§ Cria uma Banda Desenhada ou Reconta a história utilizando algumas destas ferramentas PIXTON ; CANVA ; BITEABLE ; BOOKCREATOR, STORYJUMPER
§ Escreve um comentário sobre o livro
a) Publica-o no blogue de Português
Propostas baseadas na Webquest idealizada por Celeste Gonçalves, do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, Cantanhede.
Sem comentários:
Enviar um comentário